Portfólio
Apresentamos os principais projetos, resultantes de parcerias com o governo federal, em que os sócios da Rumos tiveram a oportunidade de atuar profissionalmente:
Gestão ambiental das obras de implantação e pavimentação da BR-235/BA
Período: 2013 à 2021
Parceiro: DNIT Superintendência Bahia


Gestão Ambiental, abrangendo Supervisão e Gerenciamento Ambiental, bem como a execução de Programas Ambientais, das obras de implantação e pavimentação da BR-235/BA, no trecho e segmento descritos a seguir:
Rodovia: BR-235/BA
Extensão 1: km 0,0 ao km 156,90
Extensão 2: 126,4 km
Extensão Total: 283,3 km
Gestão ambiental das obras de pavimentação da BR-316/AL
Período: 2016 à 2019
Parceiro: DNIT Superintendência Alagoas


Trecho Div. PE/AL - Entr. BR-101, subtrecho Div. PE/AL - Entr. 423, km 0 ao km 49. OBJETO: Gestão Ambiental abrangendo Gerenciamento, Supervisão e Execução de Programas Ambientais, das Obras de Pavimentação da BR-316/AL.
Sistemas Agroambientais em Assentamentos Rurais: Da Regularização Ambiental ao Desenvolvimento Econômico
Período: 2017 à 2023
Parceiro: INCRA Nacional


Este projeto visou a regularização de diversos assentamentos rurais, nos estados de Alagoas, Minas Gerais, Pará e Pernambuco. Foram realizadas mais de 30.000 Supervisões ocupacionais, proporcionando ao INCRA o desbloqueio de ocupantes, a regularização de novos ocupantes, a titulação de famílias entre tantas outras soluções necessárias a política fundiária nacional.
Plano de desenvolvimento socioeconômico e ambiental das bacias hidrográficas do Maranhão
Período: 2018 à 2019
Parceiro: Codevasf


O Plano de Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental das Bacias Hidrográficas do Estado do Maranhão, objetivou produzir e apresentar em documento específico informações confiáveis e atualizadas que explicitem as realidades atuais das situações de interesse, que poderão ser modificadas pelas projeções adotadas de forma a garantir o suporte a decisões governamentais, em especial aquelas que possam substanciar a elaboração de suas diretrizes, objetivos, metas e prioridades.
Nele, após o diagnóstico da realidade de cada setor e a análise de cada cenário configurado, estão recomendadas diretrizes básicas, para um período de até 5 anos, para orientar a promoção significativa do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Maranhão, à curto e médio prazos.
Plano de aproveitamento de corpos hídricos e estímulo à economia do interior do Maranhão
Período: 2018 à 2021
Parceiro: Codevasf


O projeto teve como objetivo fomentar a economia, desenvolver atividades socioeconômicas, bem como explorar os recursos hídricos do estado do Maranhão de forma sustentável.
Foram contemplados os municípios de Arari, Alto Alegre do Pindaré, Conceição do Lago-Açu, Chapadinha, Sucupira do Norte, Grajaú, Governador Luiz Rocha, Lago da Pedra, Santo Amaro do Maranhão. Além do Projeto de Revitalização Ambiental da Laguna da Jansen - São Luís.
Estudo de compartimentalização da Laguna da Jansen
Período: 2020 à 2021
Parceiro: Codevasf


O projeto de compartimentalização da Laguna da Jansen teve como objetivo subsidiar as ações de dragagem de forma planejada, setorizada e sustentável, onde foram desenvolvidos estudos de modelagem hidrodinâmica e ambiental. Essas ações visaram a revitalização ambiental da laguna.
Projeto técnico de fortalecimento e estruturação da cadeia da fruticultura do estado de Alagoas
Período: 2020 à 2021
Parceiro: Codevasf


A Rota da Fruticultura Alagoana foi estruturada em 7 polos de desenvolvimento alocando os 102 municípios do estado, na perspectiva de desenvolver uma fruticultura competitiva, por meio de parcerias entre as organizações e os governos federal, estadual e municipal, no sentido de promover o Desenvolvimento Regional integrado, especialmente tendo como suporte a consolidação das Cadeias Produtivas Frutícolas e a geração de novas oportunidades de negócios. O objetivo foi a entrega de um diagnóstico situacional da atividade frutícola no estado, bem como um Plano de Desenvolvimento para direcionar as ações e investimentos.
Proposta de revitalização socioeconômica do semiárido por meio da inserção da palma forrageira
Período: 2020 à 2022
Parceiro: Codevasf


Contribuir para a redução da pobreza rural, o aumento da produção agropecuária e a ampliação de inovações tecnológicas no meio rural na região do Semiárido brasileiro. Para tal, implantou-se um banco de mudas com a finalidade de disseminação de palma forrageira resistente à Cochonilha do Carmim (Dactylopius opuntiae Cockerell) a partir da micropropagação de tecidos em laboratório.
Curvas CAV - Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF)
Período: 2021 à 2022
Parceiro: Ministério do Desenvolvimento Regional


Este projeto objetivou contribuir com o planejamento e implantação de políticas públicas de gestão de recursos hídricos, especificamente no Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). Realizou-se levantamentos econômicos, sociais, ambientais, topográficos, batimétricos e hidrossedimentológicos no Trecho V do Eixo Leste e trechos I e II do Eixo Norte, implantados no âmbito do PISF, compreendidos nos estados do Ceará (CE), Paraíba (PB), Pernambuco (PE) e do Rio Grande do Norte (RN).
Projeto PINOVORA
Período: 2021 à (em execução)
Parceiro: INCRA Nacional


Este projeto prevê o estabelecimento de cooperação técnica por meio de pesquisa aplicada para o desenvolvimento de processos inovadores para o georreferenciamento de lotes e perímetros em projetos de assentamento federais do Programa Nacional de Reforma Agrária – PNRA e glebas públicas federais nos Estados da Bahia, Paraíba, Sergipe e Tocantins.
Projeto AMARIS
Período: 2021 à (em execução)
Parceiro: INCRA Nacional


Apoiar a implementação de melhorias e inovações na realização do cadastramento para fins de regularização fundiária das ocupações nas glebas federais da Amazônia Legal, aportando a capilaridade necessária ao INCRA à atender as demandas pela Regularização Fundiária nos Estados Amazônicos, por meio da pesquisa aplicada e inovação como eixo norteador da interação da Universidade neste contexto.
Projeto de desobstrução e contenção da calha do rio Piranhas-Açu
Período: 2021 à (em execução)
Parceiro: Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional


Diagnóstico técnico, socioeconômico e ambiental preliminar, estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) e anteprojetos de engenharia de alternativas selecionadas para execução dos serviços de limpeza, desobstrução e contenção na calha do rio Piranhas-Açu, em um trecho com extensão de 290 km, compreendido entre a tomada d'água do reservatório Engenheiro Ávidos, no estado da Paraíba (PB) até a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no estado do Rio Grande do Norte (RN).
Consultoria na implantação do PISF nos eixos Norte e Leste
Período: 2022 à (em execução)
Parceiro: Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional


Prestação de serviços de consultoria especializada para apoio ao Ministério na implantação do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias do Nordeste Setentrional – PISF no EIXO NORTE (TRECHOS I E II) e no EIXO LESTE (TRECHO V).
Rumos Desenvolvimento Sustentável
Escritório Viçosa - Rua dos estudantes, 25 - Centro Viçosa / MG - CEP 36570-081
Escritório Recife - Estrada das Ubaias, 20 - Sala 1104 - Empresarial Ubaias - Casa Amarela - Recife / PE - CEP 52070-013
2024 © Rumos Desenvolvimento Sustentável - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Alexandre Silva
contato@rumosdesenvolvimento.com.br
(31) 98837-6432